Ainda estamos na metade do mês e você já está com cartão de crédito estourado e quase nenhum dinheiro na conta bancária? De acordo com um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o Facebook é um dos grandes culpados pelos seus problemas financeiros.
A conclusão, segundo os professores Andrew Stephen e Keith Wilcox, que organizaram a pesquisa, é que o uso de redes sociais como o Facebook pode aumentar a autoestima (ao contrário do que diz outro estudo) e diminuir o autocontrole das pessoas, alterando também o processo de tomada de decisão.
As coincidências nas respostas levaram a um perfil em comum: quem é mais viciado na rede social costuma fazer mais compras, a maioria sem pensar se realmente precisa do objeto adquirido – incluindo comida, fazendo com que a pessoa também engorde.
O estudo começou com uma enquete online envolvendo 541 norte-americanos cadastrados na rede social. As perguntas englobavam hábitos sociais, situação financeira, atividades físicas e quanto tempo do dia era gasto no Facebook. Em seguida, outra etapa fez um teste prático: os voluntários navegaram pelo site por alguns minutos (apenas para ativar o tal baixo autocontrole) e participaram de um leilão online. Os maiores lances foram de quem usava mais a rede social.
Fonte: LifeInc