O lançamento do Windows 8 está próximo e, com o sistema quase pronto, a desenvolvedora está mostrando resultados e melhorias. Segundo postagem no blog Building Windows 8, da rede MSDN, as mudanças não se resumem apenas à remoção da interface Aero Glass ou a alterações no Windows Explorer.

Processamento avançado, economia garantida
A primeira comparação realizada pelo Building Windows 8 visa exibir a melhoria do sistema no uso do processador durante a reprodução de vídeos. São três cenários: decodificação de arquivo WMV, processamento de filme com codec H.264 e pré-visualização de webcam.
Segundo a postagem oficial, esses resultados serão possíveis apenas em computadores com hardware certificado, mas as melhorias devem garantir rapidez e economia de energia. A mesma técnica utilizada para acelerar a execução de vídeos também será aplicada no processamento de arquivos de áudio.
Quanto à economia de energia, a Microsoft informa que o Windows 8 vai deixar o processador dormindo por um bom tempo, visto que o processamento de arquivos será realizado em grandes lotes — com buffers maiores. Assim, a CPU precisa demandar poder por um tempo prolongado, mas depois pode reduzir o consumo de energia, aumentando a autonomia.
Contornando problemas de atraso
A ideia de utilizar grandes lotes de dados é interessante, mas a própria Microsoft informa que o recurso não é ideal para todas as ocasiões. No caso de videochamadas, por exemplo, é necessário executar tudo de forma rápida, com baixas latências. E, pelo que foi informado no blog da MSDN, o Windows 8 traz uma série de melhorias para se adaptar às situações.Existe um padrão em telecomunicações que especifica a latência máxima que uma chamada com vídeo pode atingir. O valor de 145 ms é utilizado para que as pessoas não sintam problemas de atraso nas chamadas. Usando essa métrica, o blog Building Windows 8 mediu os resultados do sistema. Detalhe: os valores incluem atraso de captura, de codificação e de rede.

Muitos codecs a bordo!
Uma das preocupações da Microsoft diz respeito à experiência multimídia com o novo sistema. Pensando nisso, a desenvolvedora incluiu o suporte nativo para alguns formatos de vídeos. Isso não quer dizer que você estará livre da instalação de programas adicionais, pois o Windows 8 não suporta mídias codificadas com MKV, FLAC e outros. Confira a tabela:
Esses tipos de vídeos poderão ser reproduzidos com facilidades em apps que usem a interface Metro. Vale ressaltar que muitos clipes vão requisitar aceleração por hardware. Isso pode ser ruim para quem não possui componentes compatíveis, porém a medida visa beneficiar a experiência geral, pois os clipes serão reproduzidos de forma rápida e com boa qualidade.
Filmes na web
No Brasil, a distribuição de filmes digitais ainda é bem tímida, porém em outras nações ela já está bem difundida. O Windows 8 trará recursos para melhorar a reprodução dos vídeos, como o streaming com taxa de amostragem adaptável. E o que é isso? É um adicional que regula a qualidade do vídeo conforme o estado da conexão e o ponto de reprodução.Basicamente, quando você inicia a reprodução, a qualidade pode ser reduzida para que o sistema realize um armazenamento prolongado do arquivo. Da mesma forma, o software verifica o sinal da sua conexão com a internet e altera a taxa de amostragem caso a rede esteja lenta. Essas medidas garantem a reprodução contínua e a melhor qualidade possível.
O Windows 8 também vai trazer uma nova ferramenta para garantir a proteção do conteúdo. O PlayReady é uma tecnologia que vai verificar a autenticidade de arquivos baixados e reproduzidos nos serviços parceiros da Microsoft. Pode não ser um grande benefício para os consumidores, todavia, significa que você vai ter certeza de que seus arquivos são legítimos.

Áudio, câmera e 3D
Há uma novidade do Windows 8 que pode ser interessante para quem passa o dia escutando música e navegando no YouTube. O sistema trará um recurso para alternar entre as faixas de áudio em reprodução, ou seja, quando você apertar o play na web, o som do Windows Media Player será pausado. Como isso não é útil para todos, é possível escolher as situações em que a ação deve ocorrer de forma automática.
(Fonte da imagem: Reprodução/Building Windows 8)
Por fim, vale frisar que o novo sistema da Microsoft trará suporte para a reprodução de clipes 3D. Não que as atuais versões do Windows não façam isso, contudo, vale salientar que tal característica será nativa e depende apenas de um chip compatível com o DirectX 10. O Windows 8 pode trabalhar com diferentes técnicas de vídeo tridimensional.
Fonte: Building Windows 8