Tutorial: A Temperatura ideal do processador!
Todos nós estamos constantemente preocupados com a temperatura de nossos processadores e sistema em geral, principalmente os usuários de processadores AMD. Não é para menos, além do risco de queimar o processador, é de conhecimento de todos que quanto menor a temperatura, melhor o desempenho, além de aumentar a vida útil dos componentes da máquina.
Então vamos esclarecer algumas dúvidas quanto à temperatura ideal de operação.A temperatura do processador deverá sempre estar o mais próximo possível da temperatura ambiente. Em casos de soluções de resfriamento extremas, o processador pode inclusive ficar abaixo da temperatura ambiente, com os devidos cuidados com a condensação do ar.
O ideal é sempre manter o processador entre 30ºC e 60ºC, sendo que a maioria dos processadores suporta temperaturas entre 75ºC e 90ºC, dependendo da marca e modelo.
Ao avaliar a temperatura do processador leve em conta sempre a marca e modelo da placa mãe e o aplicativo que está sendo utilizado para medir a temperatura.
Existem placas que medem a temperatura através de sensores instalados na própria placa mãe e outras que medem a temperatura através do die do processador.
Quando se tratar de placa sem suporte para “ler” a temperatura através do die do processador, acrescente de 10ºC a 15ºC à temperatura obtida.
Ao escolher o programa, compare sempre mais de um e veja quais programas fornecem os dados mais próximos um do outro ou compare com a temperatura informada pelo Bios se sua placa tiver este recurso. Programas que apresentam temperaturas muito diferentes dos demais ou da temperatura informada pelo Bios deverão ser descartados. Provavelmente eles não são confiáveis ou o suporte para sua placa não está otimizado.
Tenha em mente que a temperatura ideal deverá ser sempre a menor possível. Faça a medição sempre em full load, utilizando algum programa próprio para esta finalidade como o o Cpu Burn por aproximadamente 5 minutos. A temperatura em full load deverá estar entre 30ºC e 50ºC, embora se estiver entre 51ºC e 60º ainda é aceitável. Estes números deverão incluir a margem de erro de 15ºC para as placas sem suporte de leitura diretamente no Die.
As temperaturas informadas estão levando em conta uma temperatura ambiente de 26ºC.
Monitore sempre a temperatura interna do gabinete pois ela pode ser responsável pelo aumento na temperatura do processador. A temperatura interna do gabinete deverá estar sempre próxima à temperatura ambiente. Se a temperatura interna estiver com mais de 15ºC de diferença da temperatura ambiente, alguma coisa está errada. Procure “sentir” com a mão, ou mesmo com um termômetro se o programa está registrando corretamente a temperatura interna
Se a temperatura interna realmente estiver alta, instale mais ventiladores e exaustores , utilizando sempre a premissa de que o ar quente sempre sobe, portanto os ventiladores deverão estar, de preferência, na parte inferior do gabinete e direcionados para o processador e os exaustores na parte superior do gabinete ou próximos a fonte, a maior fonte de calor dentro do gabinete. Podemos ainda instalar ventiladores direcionados para a fonte, placa de vídeo e HD’s em casos extremos de aumento de temperatura para ajudar na dissipação do ar quente.
Não esqueça de verificar se os exaustores estão cumprindo o seu papel de “retirar” o ar quente de dentro do gabinete. Coloque a mão próxima ao exaustor e sinta se o ar que está saindo está mais quente que a temperatura ambiente. Se o ar estiver frio o exaustor está instalado em local não apropriado, prejudicando a refrigeração interna.
Arrumar os cabos dentro do gabinete também ajuda a dissipar o calor. Evite fios soltos por todos os lados. Sempre que possível utilize “espiraflex” ou abraçadeiras para juntar os fios. Procure ajeitá-los de maneira que não fiquem na frente dos ventiladores, exaustores, próximos as saídas de ar ou na frente do processador e placa de vídeo.
Não se esqueça, se o seu processador passar de 65ºC é sempre aconselhável o desligamento da máquina e tomar providências para melhorar a circulação interna de ar.
Para medir a temperatura do seu PC aconselhamos o programa Everest.