Site melhor visualizado com o Google Chrome. Faça o download aqui!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Windows perde peso como destino de ataques informáticos

O crescimento do número de utilizadores em sistemas operativos alternativos ao Windows, no PC e no telemóvel, está a descentralizar os ataques informáticos e a fazer com que deixem de estar tão concentrados no universo Windows. A conclusão é do relatório mensal de segurança da Symantec, relativo ao mês de maio.
De acordo com o documento, a concentração dos ataques informáticos em sistemas Windows ao longo de vários anos deveu-se essencialmente ao facto de serem simples de explorar; estarem em todo o lado e terem um retorno de investimento lucrativo para os atacantes, alinha a Symantec, que vê mudanças na situação atual.

"O que testemunhamos nos dias de hoje é que os atacantes estão a alterar as suas atenções", uma mudança explicada pela proliferação de sistemas operativos, a potenciar lucro noutras plataformas.
Um exemplo claro dessa alteração está no crescimento das ameaças dirigidas a sistemas Android: em maio do ano passado foram detetadas 11 novas famílias de malware para Android. Em maio deste ano o número aumentou para 30, quase triplicando.
Outro exemplo de diversificação dos alvos escolhidos para ataques informáticos é o Mac SO, o sistema operativo na base dos computadores da Apple, que no período foi vítima de um trojan, o Flashback, que conseguiu afetar 600 mil computadores. O aumento expressivo do número de utilizadores Mac - que nos Estados Unidos já representam 10% do mercado - não será alheio ao fenómeno.
Os ataques via browser também são destacados pela empresa, que sublinha o seu crescimento e faz notar o potencial de risco, uma vez que podem ser transversais a diversos sistemas operativos. O Neloweb é um bot com estas características, que manteve atividade em maio. Até agora tem funcionado especificamente para Windows, mas já há sinais de que está a ser redirecionado para outros browsers e a Symantec acredita que em breve isso se verificará.
Os vírus criados com fins e alvos específicos, como o Flamer, também são referidos como uma nova tendência, que tira partido da evolução da informática para potenciar recursos de espionagem.


Artigos Notícias De Tudo Jogos Personalize seu pc Temas para área de trabalho Windows 7 Ciência e Tecnologia Internet Utilidades Divertidos Outros Comunicação Lançamentos Notícias de Jogos SOPA e PIPA De Jogos Facebook Futebol Windows 8 Temas Redes Sociais Windows 8 Navegadores Segurança Ferramentas Microsoft Simulador de vida Top Five Você Sabia? Celular Tutoriais À Moda Da Casa Corrida Downloads Lançamento Windows XP Carros De Opinião Limpeza Simulador de Trânsito Antivirus Compartilhamento Fifa 13 Windows Vista Android Diversos Especial dos Sonhos Estratégia Mario Motivos 2011 Antyspyware De Vídeo Google Online Twitter Curiosidades De Games #VemFelicidade Arcade Cassino De Imagem Notícias de Celular PES 2013 Pedidos Salão de Xangai Simulador de Entregas Windows Ação e Aventura Bloqueadores Clássicos Compactadores Corinthians FIFA 14 Fifa 12 Internet Explorer Need for Speed Most Wanted Plantão W.A Screensaver Sonic Angry Birds Apple Cartas Central Windows 7 Conversores De Áudio Electronic Arts Emuladores Filmes Google Earth Janeiro 2012 Messenger 2012 Mouse Need for Speed Most Wanted (2012) Need for Speed The Run Para Facebook Playstation 4 Plugins Vírus Xbox Xbox 720 Abril 2012 Agosto 2011 Agosto 2012 Avast Batman Arkham City Branch Cinema Crytek Dezembro 2011 Dezembro 2012 Downloads Editores de Imagens Eset Estudo FIFA 15 Ferramentas de Texto Firewall Galaxy S3 Hacker Iphone Julho 2011 Julho 2012 Junho 2012 MacBook Maio 2012 Março 2012 Messenger NASA Na Hora H Need for Speed Notícias de Redes Sociais Notícias de Tablets Novembro 2011 Novembro 2012 OI Operadoras Outubro 2011 Pesquisas Placa de Vídeo Postagens campeãs Programas Rovio SMS Samsung Setembro 2011 Setembro e Outubro 2012 Suporte São Paulo The Sims 3 Tudão VIVO Vc no Site Videogames Vídeo Windows Blue Youtube

© W.A Informática 2009-2013. Tecnologia do Blogger.