A liderança foi conquistada na semana passada, entre os dias 14 e 20 de maio. Neste período, o Chrome liderou com participação de 32,76%, enquanto o Internet Explorer manteve uma fatia de 31,94%. Uma diferença muito pequena, mas que deve ser ampliada devido ao crescimento vertiginoso do Chrome, que rouba cada vez mais usuários do navegador da Microsoft.
Enquanto isso, os demais navegadores mantêm uma relativa estabilidade. O Firefox detém 25,47% do mercado, o Safari 7,08% e o Opera, 1,74%. Nunca é demais lembrar que o Chrome tem apenas três anos e meio de vida, o que faz o IE parecer jurássico, com seus 17 anos de existência.
Diferenças regionais
A Google deve agradecer principalmente à América do Sul pelo bom desempenho de seu navegador. O Chrome domina praticamente metade dos acessos por aqui, com uma fatia de 49,65%, contra 26,35% do IE. Na Ásia, o navegador também tem uma boa vantagem, com 37,82% dos acessos contra 32,56% do navegador da Microsoft.Na América do Norte, o Internet Explorer ainda mantém a liderança – 37 a 26 por cento. Já na Europa, a disputa pelo primeiro lugar é bem equilibrada entre os três primeiros colocados: O Chrome detém 29,45% do mercado regional e, o IE, 28,4% – ambos atrás do líder Firefox, com 30,69%.
Na Oceania, o IE tem uma grande vantagem sobre o Chrome (34,32% contra 26,03%), que está em segundo lugar; na África, o domínio é do Firefox (40,78%), que se mantém a frente dos dois grandes rivais (29,79% de participação do Chrome e 23,49% do IE).
Fonte: StatCounter